O MRP contribui com o planejamento de todas as fases em que diferentes materiais participam do ciclo produtivo. Essa tecnologia conta com um banco de dados que permite acessar informações sobre os produtos e os materiais necessários pra sua fabricação 😎
O melhor é que o MRP une a coordenação precisa dos recursos a outros fatores-chave, como tempo e orçamento 🤑
O sistema é muito usado pra calcular estoques e indicar quando é necessário comprar cada item necessário pra produção de uma mercadoria, com base na estrutura da sua indústria.
Mas, como o MRP faz esse cálculo?
Olha, o sistema MRP reúne cada informação levantada pra criar uma rotina de compra e produção de maneira orgânica. Ou seja, sem recursos em excesso ou escassez!
Pra conseguir calcular tudo direitinho, o MRP trabalha com três informações básicas:
✅ Demanda: quantidade de produto que é vendida e suas previsões de vendas em um determinado período
✅ Lista de materiais: composta por todos os materiais que são necessários para a produção de um produto final
✅ Saldo de estoques: quantidade do produto final e de cada material estocados na empresa
Com essas informações levantadas, o software realiza seu cálculo. Assim, indica ordens de produção e compra de matéria-prima, já considerando as previsões de venda de cada produto.
Bem high tech, né? 🤩
O sistema estipula um estoque de segurança e pontos de reposição de cada material. Diminui, então, as possibilidades de perda ou excesso de cada um!
E qual a diferença entre MRP e ERP?
O ERP (ou Enterprise Resource Planning) é um sistema que realiza a gestão de diferentes frentes dentro das empresas, como financeiro, faturamento, compras e inventário.
Já o MRP é um módulo que pode ser integrado ao ERP. Sacou? 👍
Essa integração permite que o controle operacional seja realizado muito além da etapa do chão de fábrica. Já inicia no momento em que um pedido é feito e contabilizado.
Ou seja, estamos falando de um ciclo completo de dados que podem ser processados pra ajudar a melhor planejar a produção, gerenciar suas aquisições e controlar o estoque, of course!
E, então, instigamos a sua curiosidade pra entender mais sobre MRP?
Ótimooo 😄 Dá uma olhada no artigo completo sobre o tema sobre o tema no nosso blog!
#FicaADica: que ERP é com a TOTVS, não é segredo pra ninguém! Agora, vem conhecer mais sobre o MRP do sistema TOTVS Backoffice - Linha Protheus.
Semana Protheus
Já que o assunto é Protheus, temos uma super notícia pra você!
Está chegando a Semana Protheus 2022, um evento online imperdível com conteúdos exclusivos criados pelos nossos especialistas sobre as evoluções da linha Protheus!
Já ouviu falar da linha Protheus e ainda não é cliente? Vem conhecer tudo sobre nossos sistemas que podem fazer sua empresa voar alto. E, se você já usa os sistemas da linha Protheus, nem precisamos dizer, né?!
Inscreva-se agora mesmo nesse evento gratuito que vem com tudo!
Por hoje, ficamos por aqui! Até a próxima!