O que é o indicador GMV?
GMV é a sigla pra Gross Merchandise Volume (ou Value) que, em português, é entendido como Volume Bruto de Mercadorias. Nada mais é que o valor total de mercadorias vendidas em um e-commerce ao longo de um determinado período.
Basicamente, é o seguinte: não dê nenhum passo estratégico com a sua loja online sem antes calcular o GMV. Ele é um ótimo indicador de crescimento, mas deve ser usado em conjunto com outras métricas de e-commerce já bem famosinhas, como: CAC, Churn, Ticket Médio, entre outros, que veremos logo mais!
Como calcular o GMV?
O GMV pode ser calculado de duas formas, a primeira calcula o desempenho de um determinado produto. Já a segunda apresenta um indicador sobre o desempenho do negócio. As fórmulas são bem simples de aplicar, não há motivos para pânico. Bora, aprender? 🤩
#1. Fórmula GMV de desempenho do produto:
Unidades Vendidas x Valor da Unidade
Exemplinho: A empresa de camisetas customizadas da Maria vendeu no último semestre 2.000 camisetas que custavam R$ 80,00 cada.
GMV = 2.000 x 80
GMV = R$ 160.000,00
Traduzindo: O indicador GMV de desempenho das camisetas foi de R$ 160 mil no último semestre.
#2. Fórmula GMV de desempenho do negócio:
Quantidade de vendas x AOV da empresa
Você sabe o que é o AOV da empresa? Em linhas gerais, o AOV é ticket médio, ou seja o valor que um cliente gasta toda vez que faz um pedido na sua loja.
Mais um exemplo! Agora vamos calcular o desempenho GMV do negócio: a empresa de camisetas da Maria realizou 11.000 vendas e o AOV foi de R$ 320,00.
GMV = 11.000 x 320
GMV = R$ 3.520.000,00
O indicador GMV nesse caso será de R$ 3.520.000,00 milhões.
Agora que você aprendeu a calcular o GMV de duas maneiras, chegou a hora de praticar!