A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nada mais é do que uma remuneração extra paga aos colaboradores conforme os resultados financeiros da empresa! Ou seja, um bônus calculado com base nos lucros da companhia 😉
As empresas que oferecem PLR costumam estipular metas, que devem ser atingidas pelos funcionários de forma global (por toda a empresa) ou segmentada (por departamento).
Mas, afinal, como funciona a PLR?
Veja bem, essa remuneração extra é “um instrumento de integração entre o capital e o trabalho” e um “incentivo à produtividade”, de acordo com a Lei da PLR.
Para que ela seja implementada, deve haver uma negociação entre empresas e empregados, seja por meio de comissão paritária ou por convenção ou acordo coletivo.
É nesta negociação que são estabelecidas as regras sobre a PLR, incluindo o valor da bonificação, a sua vigência, prazo para revisão de acordo e critérios de pagamento.
Na prática, existem basicamente duas modalidades dessa bonificação, como falamos mais acima:
👉 Esforço individual do funcionário ou do setor: se o funcionário ou setor atinge sua meta individual, ele receberá a remuneração extra.
👉 Resultado geral da empresa: se a meta de lucro ou crescimento da organização for atingida, os empregados recebem uma porcentagem a título de bonificação.
🚨 Calma aí, então o pagamento da PLR é obrigatório?
The answer is NO! Não existe obrigatoriedade de pagamento de PLR pelas empresas. A decisão entre oferecer ou não o benefício é da própria organização!
E quem recebe o bônus?
A PLR é paga a trabalhadores do setor privado com registro em carteira, assim como profissionais contratados temporariamente ou com contrato de experiência.
Estagiários e funcionários afastados (por doença, acidente ou licença) não recebem a remuneração extra!
E o que muda com a Reforma Trabalhista?
A PLR não sofreu alterações com a Reforma Trabalhista de 2017. Em 2019, a Medida Provisória nº 905 trazia uma série de alterações na CLT, sendo chamada de "Nova Reforma Trabalhista". Ela modificou alguns pontos dessa bonificação.
Mas... Não foi transformada em lei e perdeu a vigência!
Motivos para implantar um programa de PLR
Se você chegou até aqui e ainda não tem um programa de Participação dos Lucros e Resultados na sua empresa, talvez esteja se perguntando se vale a pena oferecer este benefício 🧐
Pra ajudar na decisão, separamos aqui as principais vantagens de pagar aos colaboradores da sua empresa a PLR! Olha só:
👉 Mais facilidade para atrair talentos
👉 Diminuição do turnover
👉 Fortalecimento do senso de responsabilidade e pertencimento profissional
👉 Aumento do foco dos profissionais no atingimento das metas traçadas
👉 Maior colaboração entre as equipes e autorresponsabilidade
👉 Criação de vínculos mais fortes entre equipes e empresa
👉 Maior motivação com as atividades do dia a dia
👉 Melhoria dos resultados gerais da organização
#DicaExtra: Quer realizar todo o ciclo de avaliação de desempenho dos colaboradores da sua empresa de uma maneira prática, independente do porte ou área de atividade da companhia? Conheça o TOTVS RH Performance e Metas, uma solução simples e de fácil instalação, que permite a realização de avaliações 360º de performance e cumprimento de metas!
E, pra se aprofundar ainda mais nas questões relacionadas ao pagamento de PLR pelas empresas, confira o artigo completo sobre o tema em nosso blog.
Até a próxima 👋👋